top of page

Atenção: ataque hacker pode voltar nesta segunda dia 15/05

Na sexta-feira, mais de 70 países foram vítimas de um ataque hacker. Tratava-se de um ransomware, vírus que invadia máquinas, codificava os arquivos e lançava um aviso de que elas só seriam liberadas mediante pagamento de resgate. O ataque terminou ainda na sexta, após ter chegado a desativar serviços como o INSS do Rio e até hospitais no Reino Unido. Principalmente órgãos públicos e empresas foram atingidos. Porém, especialistas acreditam que o ataque possa recomeçar nesta segunda-feira (15/5).

Uma das curiosidades é que o ataque foi interrompido por acaso. O especialista em segurança britânico que usa o nickname MalwareTech, um ex-hacker que trabalha em análise de vulnerabilidades digitais, estava analisando o ataque na sexta-feira e descobriu que o vírus empregado, o WannaCry (também conhecido por WannaCrypt e WanaCrypt0r 2.0), estava passando por um endereço específico da Internet, não listado, a cada infecção. O MalwareTech comprou o domínio em questão, a fim de analisar o tráfego e tentar localizar a origem do ataque. Foi aí que as infecções pararam.

É possível que o endereço funcionasse como um alarme para o grupo criminoso responsável pelos ataques saber que estava sendo localizado. À imprensa britânica, MalwareTech comentou que não esperava deter a propagação do vírus, mas isso aconteceu acidentalmente. Porém, ele acredita que o ataque deva ser retomado, possivelmente nesta segunda-feira.

Os principais alvos são grandes organizações, mas usuários individuais podem ser vitimados também, caso o ataque se repita. Precauções incluem atualizar o antivírus, usar firewall ou aumentar o nível de segurança do sistema operacional e atualizar o Windows com os patches de segurança mais recentes. Medida sempre válida, é importante não clicar em anexos desconhecidos de e-mails nem telas de confirmação suspeitas em sites. Por estes dias, evite operações que envolvam muita exposição de dados on-line.

Fonte: Jornal NH

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2017/05/blogs/estilo_de_vida/tecnologia/2110473-atencao-ataque-hacker-pode-voltar-nesta-segunda.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page